VOCÊ ESTUDA COM ALTA PERFORMANCE? FAÇA O TESTE E DESCUBRA!

Tempo de leitura: 4 minutos

Muito se fala sobre “alta performance”. Mas poucas pessoas realmente sabem o que esta expressão significa. Pois bem, vou explicar tudo aqui para você! O primeiro passo é você fazer o teste abaixo (tabela 02). Desenvolvi este teste baseado em minha experiência atendendo alunos e candidatos a concursos públicos. Após você fazer o teste vou lhe dar dicas de como aumentar sua performance nos estudos a fim de você obter sua aprovação o mais rápido possível.

 

Classifique seu nível em cada uma das habilidades expressas nas letras de “a” até “j”, do tabela 02,  pontuando de zero a cinco. Utilize a tabela 01 como critério para te ajudar a pontuar  as Habilidades de Alta Performance nos Estudos para Concursos. Seja sincero em suas respostas porque será assim que você terá um retrato confiável de como está o nível de sua performance em sua preparação para concursos.

 

CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO (Tabela 01):

0 = Nunca

1 = Raramente  

2 =  Às vezes

3 =  Muita vezes

4 =  Quase sempre

5 =  sempre

 

HABILIDADES DE ALTA PERFORMANCE NOS ESTUDOS PARA CONCURSOS – RESUMIDA (Tabela 02)

  1. a) Confio em minha inteligência:__________
  2. b) Tenho motivação para estudar:__________
  3. c) Utilizo técnicas de estudo eficientes e eficazes:__________
  4. d) Sou organizado. Faço planejamento de estudo e mantenho um equilíbrio com lazer e atividade física:__________
  5. e) Administro bem o meu tempo e sei definir minhas prioridades:__________
  6. f) Sou disciplinado e estudo com foco:__________
  7. g) Contabilizo minha produtividade nos estudos:__________
  8. h) Mantenho minha ansiedade sob controle:__________
  9. i) Após aprender a matéria, utilizo técnicas de memorização:__________
  10. j) Faço Revisão Periódica Sistematizada e simulados:__________

 

Some sua pontuação nas letras de “a” até “j”. Depois, multiplique o resultado por 2. Fazendo isso você achará seu nível de Alta Performance nos Estudos:

 

Total: _____ x2 = _____%

 

Em primeiro lugar, quero deixar claro que a maioria dos alunos, mais de 90% ficam abaixo dos 40, 50%. Então não se preocupe, caso tenha tido uma porcentagem baixa. Na verdade é justamente o contrário: quanto pior, melhor. Isso significa que você poderá melhorar muito, caso tenha tido nota muito baixa! De qualquer forma, não se preocupe também se você obteve nota muito alta e achar que devido sua nota já estar boa não pode melhorar ainda mais! Tudo pode ser aprimorado; tudo pode ser desenvolvido; todos podemos ficar melhor do que já somos; todos podemos ir além do que já fomos.

 

Em segundo lugar, vamos definir o que significa “Alta Performance nos Estudos”. O termo “performance” vem do inglês “to perform”, que significa “realizar”, “executar”. Nesse sentido, ter uma alta performance significa “realizar” de uma forma eficiente e não apenas realizar; Significa ganhar o jogo e ganhar sem gastar muita energia; passar na prova e passar rápido; Alta Performance significa atingir o resultado e atingir de forma inteligente, econômica e rápida.

 

Quando atingimos nossas metas, por exemplo, passar em concursos, trata-se de eficácia. Por sua vez, quando atingimos nossas metas com alta performance, trata-se não apenas de eficácia mas também de eficiência e otimização do processo. Claro que passar é o seu objetivo…  mas passar rápido pode ser ainda melhor que passar em algum tempo, você não acha? Por qual razão gastar meses de sua vida, às vezes anos, estudando de forma tradicional sendo que você pode economizar seu dinheiro e seu tempo estudando com Alta Performance?

 

Consiste em estudar da melhor forma possível; da forma mais otimizada, eficiente e eficaz possível! Não se trata apenas de estudar com dedicação, com disciplina e assim por diante! Estudar com Alta Performance trata-se de estudar com maestria! Quando se diz “alta performance” o objetivo é alto desempenho; nível olímpico de preparação para concursos! E, seguramente, para atingir nível máximo o aluno precisa praticar e se desenvolver nos 10 itens do teste. O que você ganhar com isso? Anos de sua vida! Quanto vale isso para você?  

 

Em terceiro lugar, vou explorar cada um destas dez habilidades para que você possa desenvolvê-las e praticá-las. Acompanhe nos próximos artigos que irei dissecar cada um deles para você! Irei passar para você o que ensinei para meus alunos que fizeram com que eles  obtivessem Alta Performance nos estudos e passassem em concursos públicos.

 

Desejo sucesso na vida e nos estudos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *