“TENHO DIFICULDADE EM CONCENTRAR!”

Tempo de leitura: 2 minutos

Muitos alunos acreditam que não possuem boa concentração. Na verdade, em minha experiência em atendimentos posso dizer que 99% dos candidatos a concursos acham que sua concentração é ruim! Estas são as queixas que mais ouço:

“tem dia que tento ler a matéria mas não consigo”;

“qualquer coisa me tira a concentração”;

“estou estudando normalmente, quando vejo minha cabeça já está longe…”;

“em minha mente fica passando pensamentos de coisas que tenho que fazer”;

“não consigo me concentrar… acho que tenho deficit de atenção”.

Muitas outras reclamações chegam até mim, mas as principais NÃO estão relacionadas com concentração e sim com organização e planejamento. Isso mesmo! Um dos principais motivos de nossa excessiva desconcentração é a falta de organização e não devido a supostos problemas fisiológicos, como muitos querem acreditar.

Desconcentração é ação NÃO centralizada; é começar uma outra tarefa sem terminar a anterior. Nesse sentido, quando uma pessoa está fazendo várias coisas ao mesmo tempo ela está desconcentrada, ou seja, sua ação NÃO está centralizada em uma só tarefa e sim em várias atividades. Não será difícil entender como este processo ocorre  se visualizarmos a seguinte sequência: desorganização gera distração que gera desconcentração. Por isso que é complicado concentrar no estudos quando o mesmo não está planejado, ordenado, ou seja, organizado.

Quando o pensamento do estudante está indo e vindo para vários assuntos além daquele que está estudando, torna-se necessário mais organização das tarefas. Quanto mais organizado e planejado estiver o quotidiano do candidato melhor será sua concentração, pois não haverá dispersões advindas da falta de organizar as ações (organização) do dia.

Por fim, além de ter planejamento e organização, uma outra dica para melhorar a concentração é fazer pausas nos estudos, evitando estudar mais de 1h ininterruptamente. Manter a concentração, ou seja, centralizar os pensamentos em um único assunto durante 50 minutos é mais fácil (menos difícil) que em 2h, por exemplo.

Treine, avalie e aprimore sempre!

Sucesso a todos!

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *