COMO MEMORIZAR AS COISAS QUE VOCÊ APRENDE.

Tempo de leitura: 2 minutos

Olá pessoal! O assunto “memória” tem sido muito pesquisado, debatido e teorizado desde sempre. Muitas pessoas, estudantes e profissionais das mais diversas áreas de atuação desejam aumentar sua capacidade de memorização, a fim de lidar melhor com este oceano de informações no qual estamos mergulhados. Mas a grande pergunta é: como memorizar aquilo que aprendemos?

Nosso conhecimento sobre o funcionamento cerebral e, sobretudo, sobre o processo de memorização, está aumentando com muita rapidez. Nas três últimas décadas, aprendemos mais sobre o cérebro que nos últimos dois mil anos! Pela primeira vez na história conhecida da humanidade, graças às novas tecnologias de ressonância, dentre outras, os pesquisadores estão conseguindo ver o cérebro em ação!

ANTES DE ESTUDAR PARA CONCURSOS É PRECISO ESTUDAR COMO A MEMÓRIA FUNCIONA

Muitos alunos decidem estudar para concursos e simplesmente começam a toda velocidade!!! Isso parece uma atitude de pessoas determinadas. Será? Até pode ser que sim! Porém, o que ocorre com a maioria dos candidatos é ficarem pelo caminho porque não conseguem estudar de forma eficiente, já que não sabem como a memória funciona, e acabam desistindo. A matéria vai se acumulando, as coisas vão se desorganizando, o aluno começa a se sentir inseguro e, muitas vezes, abandona seu projeto.

É realmente frustrante estudar muito mas ter a sensação de que não adiantou quase nada; estudar muitas horas mas não ver bons resultados; aprender, aprender e aprender um monte de matéria mas esquecer muito do que foi aprendido. Além destes problemas, o candidato que não sabe como a memória funciona, passa a pensar que sua memória não funciona bem por culpa dele. Depois de equivocadamente pensar que tem algum problema, muitos alunos perdem a autoconfiança o que prejudica muito sua preparação. Mas posso assegurar que em 99% dos casos a culpa da memória não funcionar como esperado não é do aluno e sim do método tradicional de estudo.

Estudar, pois, como a memória funciona é essencial para o candidato a concursos não perder a motivação, não perder o foco e não desistir de realizar seu sonho de ser concursado!

APRENDER BEM IMPLICA MEMORIZAR BEM?

Se você quiser saber mais sobre memorização eficaz, leia o nosso próximo post, até mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *